segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Futebol brasileiro na série B

Sempre disse que time grande não cai. Pois bem, pela primeira vez isso aconteceu ontem. Torcedores do palmeiras, grêmio, atlético, enfim, podem discordar, mas agora vai a explicação.
Todos os times tradicionais que já cairam são forças regionais dentro do país. Porém, assim como o Flamengo, o Corinthians é uma força nacional de 33 milhões de torcedores. Agora a série B de 2008 vai dividir o foco com a série A pois o time de maior torcida estará lá. Pela primeira vez, a imprensa de todo o país deverá deslocar profissionais para acompanhar a série B com o mesmo enfoque da série A por causa do timão. A grade de televisão da poderosa globo terá que ser mudada e vários clássicos do futebol brasileiro vão deixar de acontecer no próximo ano.

Os anti corinthianos devem tirar onda da nossa cara sim, mas no ano que vem, todos vão perceber o estrago que será ter um time grande fora da série A. Serão 33 milhões de pessoas que vão acompanhar a série A como se fosse o campeonato alemão. As rodas de conversa sobre futebol vão perder todos os amigos corinthianos tido como chatos ou divertidos, já que estaremos em outra esfera. O futebol brasileiro já está nivelado por baixo na parte técnica. Ano que vem será nivelado por baixo na repercussão internacional, na publicidade e no marketing.

O time mereceu cair com certeza e a virada de mesa tão temida provou que não existe mais. Porém, repito, não foi só um time que caiu, mas uma marca poderosa e uma entidade quase secular que é acompanhada por quase metade dos apaixonados de futebol do páis.

Sei que esse blog é para falar dos nossos jogos de quarta. Peço desculpas a todos os amigos não corinthianos pelo meu post. Mas ontem foi um dia pra entrar na história do nosso mediocre futebol, que tem um time como o timão rebaixado, um campeão brasileiro precisando de reforços pra não fazer feio na libertadores e um time como o Cruzeiro conquistando uma vaga para a mesma competição.

Tudo bem, logo isso será passado e um dia todos os corinthianos vão dizer: Isso foi a muito tempo. Não existia nem a TV digital na época.

Obrigado.

2 comentários:

  1. Ali
    Gostei muito da sua explicação vou complementar com uma observação.
    A partir de hoje não torço mais para seleção brasileira, pois é o Brasil inteiro contra o Corinthians.
    E para os anticorinthianos
    "Corinthians é Corinthians, você nunca irá entender

    ResponderExcluir
  2. Ali

    Concordo que o futebol brasileiro nunca foi tão medíocre, certamente no ano que vem será mais, vocês lembram, se em alguma outra vez o artilheiro do campeonato foi de um time rebaixado? Ou que os candidatos a craque do campeonato foram dois estrangeiros e um goleiro? Ou que o time com maior média de público do futebol brasileiro, em um ano, foi da série C? Por outro lado não acredito que as rodas de conversas sobre futebol vão perder os amigos corinthianos chatos (quem dera), nem os divertidos, primeiro porque os chatos continuarão chateando, porque estes não deixarão de ser chatos por estarem na série B, aliás acho que ficarão até mais chatos, talvez os divertidos se tornem menos divertidos, mas não deixarão de se divertir ou divertir-nos com o futebol, acredito sim é que as rodas sobre futebol vão começar a abordar a série B para chatear e divertir. E eu espero que no futuro ao invés da televisão “analógica” os corinthianos digam que naquela época estádios ruiam.

    ResponderExcluir